Com quantos gigabytes se faz uma jangada que veleje nesse
info-mar

No final da década de 90, Gilberto Gil cantava “quero entrar na rede, promover o debate”, com a sua música “Pela internet”. Era o início da popularização do uso da “rede” no país, estávamos diante da possibilidade de transformações estruturais na sociedade e, dentre tais brechas para mudanças, havia a possível democratização do uso das mídias para a criação, edição e distribuição de produtos culturais. Cerca de vinte anos depois, Gilberto Gil canta em “Pela Internet 2”: “estou preso na rede, que nem peixe pescado”.

Entre as potências de expansão e aprisionamento, vivenciamos os mais distintos processos com as redes digitais. A lógica do mercado, traduzida em algoritmos e na comercialização de grande parte das experiências mediadas pelas tecnologias digitais, tem afastado o uso da internet da sua proposta original de ser um território aberto, livre de barreiras comerciais, agenciador de conexões e construção de bens comuns.

Diante desse cenário, a proposta do site Jangada Digital é retomar a potência inventiva de expansão e conexão que Gil canta em “pela internet” e aproveitar “a vazante da info-maré” para compartilhar as criações das turmas do curso de Letras da UNIRIO e servir como um repositório dos tantos trabalhos desenvolvidos algo longo do curso.

A princípio, a “Jangada Virtual” se apresenta como um espaço voltado para a publicação de trabalhos que propõem um diálogo entre as literaturas e a cultura digital e que surgem no contexto dos curso de “Literatura e Cultura Digital – Oficina” e “Abordagens em Língua, Literatura e Cultura Digital”.

No entanto, a proposta do site é reunir todos os trabalhos desenvolvidos no curso de LETRAS | UNIRIO que possuam a marca do digital e estejam voltados para a cultura do compartilhamento, como a produção de Recursos Educacionais Abertos, por exemplo. A criação do nome “Jangada Virtual” é de autoria do estudante Daniel Grimoni e foi realizada no contexto do curso de Abordagens em Cultura Digital e Ensino, no curso de 2020.1. A edição da logo é uma criação do estudante Diego Okino.

A Jangada Virtual é um convite para a criação de uma internet mais livre, inventiva e, assim como todos os projetos que surgem no contexto da universidade pública, é voltada para a construção do pensamento crítico e fabulação de mundos mais justos e democráticos.

>>  Ana Carolina Coelho
Departamento de Letras | Unirio